Consultório Online viabiliza eliminação do papel em 100% das autorizações

A+ |   A-  | Atualizado em 27/8/2010 15h47

É comum ouvir por aí que esta geração vive a Era Digital. Muitas coisas que antes demandavam a nossa presença física in loco, nos fazendo ir de um lugar ao outro com uma papelada nas mãos, agora podem ser feitas via Internet, com um simples clique. Mas, na prática, poucos serviços ou empresas podem realmente afirmar que não precisam mais do papel impresso para alguma coisa. Afinal, esse processo exige aplicar a tecnologia disponível com inteligência, dando alguma vantagem ao cliente e, também, à própria instituição. Essa conjunção de interesses pode ser um desafio e tanto para as organizações, mas a boa notícia é que as Unimeds já têm ferramentas para superá-lo: o Consultório Online com Biometria.

Esse software, feito pela Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Fesp) em parceria com a Techs, já existe desde 2004 e vem sendo aperfeiçoado o tempo todo. Com ele, foi possível que a Unimed Barretos conseguisse eliminar, simplesmente, 100% do papel nos processos de autorização de atendimentos locais, já que o intercambio ainda exige papel. “A utilização dessa ferramenta vai ao encontro do nosso ideal de buscar sempre melhorias e elevar a qualidade do nosso serviço ao cliente”, considerou o Dr. Tajumar Custódio Martins, presidente da Unimed Barretos. Para ele, conseguir otimizar o atendimento e, ao mesmo tempo, eliminar o consumo de papel, é uma excelente demonstração do comprometimento da Cooperativa com os usuários e o meio ambiente.

Parceria e sinergia

Para se ter uma ideia, antes da implantação do Consultório Online, a Singular de Barretos, que agrega 132 médicos cooperados e quase 30 mil clientes,  realizava 76% das autorizações via papel, com guias, e 24% através de POS (Point of Sale), que são os aparelhos em que se passam os cartões. O coordenador de Informática Ricardo Pereira, explica que os problemas eram muitos, como o grande fluxo de beneficiários na sede, reclamações pela demora da autorização, gasto excessivo com papel e ainda retrabalho no faturamento: “a intenção, compartilhada pela diretoria, era tornar todo o processo mais rápido e reduzir custos”, explicou. A solução encontrada foi investir na parceria com a Fesp, por meio da equipe de Tecnologia de Informação (TI) e, segundo Ricardo, a sinergia foi fundamental para o sucesso do projeto. Agora, depois de 113 pontos instalados, sendo 86 com biometria, não há mais autorizações feitas manualmente.

“Essa é a nossa intenção. Fornecer soluções e facilitar a vida das Unimeds, para que elas sigam surpreendendo seus clientes e encurtando os caminhos”, destacou Nelson Dias dos Santos, gerente de TI da Fesp. Por isso mesmo, o Consultório Online, que nada mais é do que um sistema de captura de dados para autorizações de procedimentos (consultas, exames, internações, complementos) está disponível a todas as Unimeds. Um dos aspectos importantes é o fato de  ser um programa montado de acordo com as normas e definições preconizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e com a Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS), que padroniza a troca de informações entre operadoras de plano privado de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde.

De acordo com Ricardo Pereira, dois aspectos são vitais para que o Consultório Online tenha o máximo de adesão: infra-estrutura nos consultórios e comprometimento dos médicos cooperados e prestadores: “são desafios importantes e devem ser contemplados”, analisou.

Vantagens do Consultório Online

A ferramenta, produzida na linguagem chamada Microsoft Asp.Net, tem funcionalidades como solicitação de consulta / SADT (Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia), execução de SADT, envio de dados complementares (lote guia) e auditoria pelo Consultório Online. Já em relação à utilização da biometria, que é o reconhecimento do usuário pela impressão digital dos dedos, ela funciona como um componente extra para o processo de identificação de beneficiários, o que aumenta bastante a segurança e evita retrabalho e tentativas de fraudes.

Além disso, trata-se de um sistema que promove a redução do tempo de preenchimento das guias, pois ele auto-completa os campos com base no arquivo A400, que todas as Unimeds possuem, com informações cadastrais. Permite, ainda, a redução de impressão das guias TISS, uma vez que a transação está inserida no sistema gestor da Unimed, e não é preciso enviar as guia impressas. A facilidade de implantação é certa porque é um sistema via Internet, e não é necessário atualização o programa em cada consultório.


Fonte: Comunicação Corporativa Fesp.

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